Conheça nossos palestrantes

Alessandra Luglio
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Extensão em Economia Circular na Berkley University – CA/USA Diretora do departamento de saúde e nutrição da Sociedade vegetariana Brasileira. Conselheira da SeaShepherd Brasil. Co-coordenadora e professora de cursos de pós-graduações em nutrição vegetariana e esportiva. Consultora em nutrição, comunicação e ESG na indústria de alimentos e suplementos Plant Based.

Amanda Leitolis
Ph.D. em Biologia Celular e Molecular, Mestre em Farmacologia e Bióloga. Tem experiência em biologia celular de células-tronco e engenharia de tecidos. Atualmente é Especialista Sênior de Carne Cultivada no The Good Food Institute (GFI Brasil). No GFI tem trabalhado coordenando análises técnicas e definindo prioridades de pesquisa para avançar a ciência da carne cultivada.

Camila Lupetti
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Opinião Pública e Inteligência de Mercado, atuou por 15 anos em institutos de pesquisa de mercado, mídia e opinião pública. Com experiência em planejamento e análise de pesquisas, no GFI Brasil, lidera a área de Inteligência de Mercado, se dedicando a apoiar todo o setor de proteínas alternativas com informações relevantes para a tomada de decisão em temas ligados à categoria.

Cristina Ambiel
Engenheira de alimentos, Mestre em tecnologia de alimentos, tem experiência com projetos de inovação em alimentos e programas educacionais. Já participou como cientista visitante no projeto de resíduos alimentares do Food Innovation Center, na Austrália, e liderou a implantação do Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos, onde trabalhou por 24 anos. Está focada no desenvolvimento de estratégias para o avanço tecnológico das proteínas alternativas no Brasil.

Felipe Krelling
Atua na aceleração de investimentos em Soluções Baseadas na Natureza no Brasil, com foco em estruturação financeira, alocação de capital e desenvolvimento de pipeline. Co-lidera a Capital for Climate no Brasil como "Head of Pipeline", liderando a estratégia de originação e relacionamento com empresas e empreendedores.
É cofundador da Lifely VC, fundo de venture capital focado em proteínas alternativas, e já liderou a área de Inovação do The Good Food Institute no Brasil.

Gabriel Mesquita
Engenheiro ambiental e sanitarista pela Universidade Federal de Goiás (UFG), possui 8 anos de experiência em sustentabilidade corporativa, gestão de indicadores e avaliação de impactos ambientais e sociais. Trabalhou na área de saúde, segurança e meio ambiente (SSMA) e gestão de pesquisas com foco em conservação e desenvolvimento de programas socioambientais. Atualmente, concentra-se na consolidação e análise de dados ESG do setor de proteínas alternativas, além de atuar no advocacy da categoria em fóruns relevantes ligados à sustentabilidade empresarial e à crise climática.

Gabriela Garcia
Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Maastricht junto à UNU-Merit. Possui mais de 5 anos de experiência em Análise de Políticas Públicas, atuando no Executivo e Legislativo. Sua proficiência se estende ao ecossistema da ONU, tendo sido selecionada para integrar a Missão Brasileira em Genebra e, recentemente, contribuído para publicação da FAO sobre a resposta à COVID-19 na zona rural da América Latina e do Caribe.

Graziele Grossi Bovi Karatay
Ph.D. e mestre em Engenharia de Alimentos, com mais de 15 anos de atuação em pesquisa científica em alimentos. Tem relevante experiência em fracionamento e avaliação das propriedades tecnofuncionais de proteínas vegetais, estruturação de óleos vegetais e pós-colheita. Atualmente é Especialista em Ciência e Tecnologia no The Good Food Institute (GFI Brasil), trabalhando em projetos relacionados à tecnologia de plant-based atuando para acelerar o desenvolvimento desse setor.

Guilherme Oliveira Vilela
Administrador formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mais de dez anos de experiência em gestão de inovação e desenvolvimento de mercados. No The Good Food Institute Brasil, atua como especialista sênior de engajamento corporativo, conectando indústrias, investidores, startups e agentes de inovação para fortalecer o setor de proteínas alternativas. Lidera articulações estratégicas e desenvolve ações e ferramentas que apoiam a mobilização de recursos, o fomento a novos negócios e a governança setorial, impulsionando a competitividade e a expansão do setor.

Gustavo Guadagnini
Administrador de empresas formado pela PUC-SP, seu objetivo é criar uma cadeia de produção de alimentos mais saudável, segura, justa e sustentável através de apoio às indústrias que visam criar alternativas ao uso de ingredientes com origem animal, seja em tecnologias de base vegetal ou de tecidos cultivados. Ele é um dos mais ativos promotores do setor, sendo listado em 2020 pela revista GQ como um dos brasileiros na lista dos '25 nomes que podem salvar o mundo'.

Hugo Caruso
Eng. Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR.
Auditor Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura Pecuária desde 02/2002. Atualmente Diretor Do Departamento De Inspeção De Produtos De Origem Vegetal. Foi Coordenador-Geral De Qualidade Vegetal – CGQV/DIPOV/SDA do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal
De 2019 a 2023 - Coordenação responsável pelo início das discussões sobre o tema plant based no âmbito do MAPA.

Inês Bloise
Engenheira Química, Administradora , Conselheira , Futurista e Mediadora
Mais de 35 anos de experiência no mercado B2B e B2C nos segmentos de Alimentos , Veterinária e Personal Care ,
Especialista em ESG , Foresight e Biodiversidade

Iris Ventura
Consultora do Popai Youniversity com mais de 25 anos de experiência em indústria e varejo, especialista em Gerenciamento por Categorias, comportamento de compra e ponto de venda. Atua no desenvolvimento e execução de estratégias de exposição que conectam inovação, clareza para o shopper e resultado para o negócio.
Na PLANT-BASED TECH 2026, trará uma visão prática sobre os desafios e oportunidades da exposição da categoria de Novas Proteínas no varejo, abordando como organização, comunicação e decisão no PDV influenciam a escolha do consumidor e a performance da categoria.

Isabela Pereira
Doutoranda e mestre em Engenharia de Alimentos, com ênfase em engenharia de bioprocessos e cinética microbiana. Com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de processos biotecnológicos, atuou nas áreas de pesquisa científica, P&D e controle de processos fermentativos e na indústria de alimentos. Atualmente é Analista Sênior de Ciência e Tecnologia do The Good Food Institute Brasil, trabalhando em projetos e estudos relacionados à tecnologia de fermentação aplicada a proteínas alternativas atuando para acelerar o desenvolvimento desse setor.

Julia Lopes
Julia Lopes é Gestora e Analista Ambiental, especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade e Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Possui uma década de experiência conduzindo pesquisas sobre estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Suas áreas de expertise incluem sistemas alimentares sustentáveis, soluções baseadas na natureza e resiliência urbana.

Lorena Pinho
Ph.D. em Engenharia de Alimentos (USP) e Mestre em Ciência de Alimentos (UFBA). Possui ampla experiência em análise de alimentos, embalagens, extração de compostos bioativos, encapsulação, extrusão e reologia, com foco em produtos vegetais análogos, ingredientes alimentícios e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente é Especialista em Ciência e Tecnologia no The Good Food Institute (GFI Brasil), atuando na consolidação de ecossistemas universitários e em iniciativas educacionais voltadas às proteínas alternativas. Além disso, é mentora regional do Alt Protein Project na América Latina.

Lucia Cristina Abdala
Empresária com 33 anos de experiência na organização, idealização e gestão de grandes eventos. Com experiência no Brasil e no exterior, foi responsável pelo desenvolvimento de grande feiras de negócios no Brasil. Com largo conhecimento em parcerias com associações, assumiu o desafio de idealizar projetos inovadores.

Marcos Pupin
Antonio Marcos Pupin, é atualmente Diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI). É formado em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui mestrado pela mesma universidade e doutorado em Ciências de Alimentos pela UNICAMP e pelo Central Science Laboratory – Inglaterra e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Exerceu a função de pesquisador na Unicamp por mais de 10 anos e desenvolveu diversas atividades na área de Assuntos Regulatórios e Científicos na Nestlé, principalmente junto à ANVISA e MAPA, por mais de 22 anos.

Paula Speranza
É fundadora e CEO da ProVerde Processos Sustentáveis, startup de biotecnologia sediada em Campinas–SP. Doutora em Ciência de Alimentos pela UNICAMP, atua no desenvolvimento de ingredientes proteicos upcycled a partir de subprodutos agroindustriais. Conduziu projetos com FAPESP, GFI e grandes empresas nacionais e internacionais, focando em proteínas alternativas, fermentação e otimização de processos. É uma das vozes emergentes no Brasil em inovação para proteínas vegetais utilizando bioprocessos.

Regis Inacio
Com quase 30 anos de experiência em marketing B2B no setor de ingredientes para a indústria de alimentos, lidera estratégias que unem pessoas, tecnologia e inovação para impulsionar soluções que promovem uma alimentação mais saudável.
Como Gerente de Marketing LatAm na Azelis, conduz projetos que integram inovação, sustentabilidade e colaboração, fortalecendo o posicionamento regional da empresa no Brasil, México e Colômbia. Acredita no marketing como agente de transformação, capaz de conectar empresas e moldar o futuro dos alimentos sustentáveis.

Renata do Nascimento
Engenheira de alimentos com mestrado e doutorado em Tecnologia de Carnes pela Unicamp. Atuando há mais de uma década na Seara Alimentos (JBS), e há mais de 26 anos na indústria de alimentos na área de desenvolvimento de produto, atualmente lidera a área de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da marca Incrível, voltada para produtos plant-based.
Apaixonada por ciência e sustentabilidade, acredito que a inovação em alimentos é uma ponte entre tecnologia, sabor e propósito.

Ricardo Laurino
Empresário, Consultor empresarial, profissional de publicidade, Vice presidente da SVB de 2015 a 2023, autor das obras O Último Teste e A Última Morte, apresentador do quadro zonaV na rádio 89FM e do podcast com mesmo nome no youtube.

Veridiana Rosso
Graduada em Engenharia de Alimentos, com doutorado e pós-doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. É professora titular e livre-docente da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Observatório de Rotulagem de Alimentos. Publicou mais de 140 artigos científicos em periódicos de elevado fator de impacto, é bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Entre os temas de maior relevância de sua pesquisa, se destacam os estudos referentes a rotulagem nutricional de alimentos, compostos bioativos de alimentos e alimentos plant-based.